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Didática e Montagem de Aula para Pilates
 


Montagem de Aulas (para Estúdios) 

DATA: Aguarde novas datas.

OBJETIVO: Resgatar o repertório de exercícios de estúdio classificando-os de forma a facilitar sua organização em sequências de aula eficazes, considerando os diversos tipos de aluno, suas necessidades e objetivos.

CONTEÚDO:

Os aparelhos e seu repertório
Classificação dos exercícios por planos de movimento
A importância da posição inicial – descargas de peso
Os ambientes estranho e familiar
As cadeias do estúdio
A avaliação postural – principais indicações e contra indicações
Pilates é alongamento? - alongamento plástico e elástico
 Sugestões de aquecimento – explorando o estúdio e o seus acessórios
Progressão e regressão de exercícios
Montando aulas a partir das avaliações
 

Didática de Aulas (para Estúdios) 

 OBJETIVO: Através do estudo e da prática orientada de uma série de exercícios do repertório de pré Pilates e Pilates, compreender qual a ênfase de cada exercício e garantir que, através de toques tácteis, dicas verbais e imagens, o professor seja capaz de levar o aluno a vivenciar plenamente o objetivo proposto.

 O Curso Didática de Aulas organiza o repertório de Pilates em classes de movimentos de forma a permitir um mergulho mais profundo em elementos que vão da Biomecânica às dicas necessárias para a execução precisa e consciente de cada gesto. Além desta classificação fazemos uma retomada dos princípios do Pilates estudando e vivenciando seus elemento. Após a compreeensão dos elementos vamos  estudar e treinar como organizá-los em sequências de aulas estruturadas a partir de estudos de caso.

- RESPIRAÇÃO
Vamos compreender melhor a mecânica tridimensional da respiração e sua relação coordenada com transverso e assoalho pélvico. Vamos também explorar sua tridimensionalidade associando-a com as flexões e extensões da coluna e sua função de assistência ou resistência nos exercícios de estabilização.

- Assoalho Pélvico
Eric Franklin diz que músculos são feitos para mover ossos e articulações. Neste curso vamos encontrar a mobilidade da pelve e nos dar conta de que a ativação e relaxamento conscientes do assoalho facilitam muito a estabilização do tronco e a dissociação do quadril. Desenvolveremos exercícios e dicas verbais eficientes para levar os alunos a encontrarem essa ativação e relaxamento com mais facilidade.

- Organização e coordenação do centro de força: a estabilização da coluna lombar.
Nesta parte do curso vamos compreender que a ativação do centro para estabilização da coluna não significa ativar os abdominais e deixá-los contraídos o tempo todo. Nada é assim no corpo. Vamos nos mover e perceber que estabilizar é coordenar o centro (abdome, costas, assoalho, respiração), em função dos diversos desafios de alavancas impostos à coluna vertebral pelos membros. Veremos isso nos diversos decúbitos (dorsal, lateral, quadrupedia, joelhos) na prática do Círculo das Estabilizações.

- Fortalecimento e mobilidade de quadril e membros inferiores
A consciência da mobilidade do quadril, joelhos e tornozelos, a partir de uma coluna neutra estável contribui para o alinhamento adequado dos membros inferiores. As descargas de peso acontecem, então, numa situação de ótima congruência articular fazendo com que as compressões atuem a favor do corpo. Desta forma desenvolvemos força e potência geradoras de movimentos limpos, livres de sobrecargas.

- Estabilização e fortalecimento de cintura escapular ombros e membros superiores
A cintura escapular é uma zona extremamente móvel, o que nos permite essa imensa gama de movimentos com braços e mãos. Vamos aprender a encontrar formas de mover mantendo a estabilidade. Também aqui as descargas de peso são fundamentais para a saúde de ossos e articulações.

- Mobilidade da coluna vertebral em todos os planos
Sabendo que a coluna possui lordoses e cifoses, zonas mais móveis e mais rígidas, vamos procurar formas de mobilizar o rígido e estabilizar o excesso de mobilidade para distribuirmos o movimento ao longo de todo esse eixo central do corpo. Assim poderemos sempre tê-la como um suporte firme e flexível simultaneamente. Vamos estudar os movimentos de maneira segmentada, intervertebral, e de maneira global e fluida. Estudaremos os elementos com lente de aumento e vivenciando nos aparelhos, em circuitos, as dicas verbais e tácteis inerentes a cada assunto.

Montagem de aulas

Treino de organização de aulas em seqüências coerentes a partir de casos verídicos.

 

Ministrante:

 Silvia Gomes

Prof. de Educação Física (UNICAMP), especializada em Biomecânica (UGF) e
Educação (Universidade de Barcelona). Certificada em Pilates pela Physio
Pilates, Atelier do Corpo e Corpore Pilates, MAT pela Stott com diversos cursos
na área. Revisora técnica de livros de Blandine Calais. Ministra cursos de
aprofundamento desde 2007


 

 

 
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